Será que a musculação ajuda a emagrecer?

Será que a musculação ajuda a emagrecer?

Musculação é uma atividade, traz benefícios enormes seja você atleta, idoso, jovem, buscando hipertrofia, desempenho, prevenção ou recuperação de lesão e até emagrecer… Opa!? Será que a musculação emagrece? 

No primeiro momento você pode até achar estranho, afinal musculação é mais famoso pelo aumento de músculos, é bem comum as mulheres evitarem fazer musculação, ficando no aeróbio, com medo de ficarem “grandonas”.

Mas dentro da sala de musculação se pode trabalhar várias vertentes e queimar aquela gordurinha entra nessa lista. Vamos entender melhor como fazer isso.

Como musculação ajuda emagrecer?

Atividade aeróbias tendem a queimar mais gordura, pela simples razão de que ele usa gordura como fonte de energia, entretanto a musculação terá o papel de maximar essa queima e melhorar sua performance consumindo ainda mais calorias. A musculação vai ajudar a emagrecer:

Prevenindo lesão – atividades aeróbicas (corrida, bike, natação…) devido à sobrecarga e a repetição imposta pelas atividades aeróbicas o risco de lesão é muito alto sem a musculação.

Aumento de massa muscular – Com o aumento de massa muscular você terá mais força e resistência para aguentar a sua atividade aeróbica, sofrendo menos para correr, pedalar ou nadar, por exemplo, você será capaz de praticar mais.

Consumo calórico – musculação já é uma atividade que consome muitas calorias durante o treino, mas o que é melhor ainda é o aumento do consumo de calorias basal, ou seja, seu corpo naturalmente irá consumir mais calorias para manter todas as funções vitais. Essa é uma ótima maneira de queimar mais calorias sem precisar reduzir tanto o consumo.

Você viu que a musculação é um grande aliado para quem busca emagrecer, antes de começar a correr ou fazer dietas restritivas comece a musculação. Você notará evolução com o tempo, se você não é um grande fã da atividade, fale com o seu professor é possível fazer o treino de diferentes maneiras que poderá motivar mais ainda.

Como deve ser o treino de musculação para quem quer emagrecer?

O treino sempre deve ser montado por um personal trainer, caso você não possua um, pode usar um personal trainer online, veja algumas dicas de treino para você entender como a musculação é capaz de queimar muitas calorias:

Treino em circuitos: dentro da musculação é possível realizar treinos em circuitos, isso quer dizer que você fará vários exercícios diferenciados em sequência. O resultado disso será o aumento da frequência cardíaca e consequentemente o consumo calórico.

Priorize grandes grupos musculares: Treinar todos os músculos é importante, mas o seu treino nessa fase não terá ênfase no bíceps ou antebraço, por exemplo. Será nos grandes grupos como costas, peito, perna e abdômen. Detalhe, só porque não terá ênfase não quer dizer que não irá trabalhar os músculos menores.

Exercícios multiarticulares: Esses exercícios movimentam várias articulações ao mesmo tempo. Isso queimará mais calorias, porque exigirá de muitos músculos ao mesmo tempo. Imagine quantos músculos são exigidos para realizar o movimento do agachamento, por exemplo.

Dentro da nossa plataforma você pode indica para o seu personal trainer que quer um treino para emagrecer. E não importa o local ou o seu nível. Assine tenha um Treino Online para você!