Treino funcional para fazer no condomínio

Treino funcional para fazer no condomínio

Treinar sem sair de casa é sensacional, ainda mais quando você tem um local apropriado para isso e só precisa no máximo pegar um elevador. Para te ajudar, separarmos um treino funcional para fazer no condomínio.

Academias de condomínio nem sempre são boas para treinar, muitas vezes o local é improvisado e os materiais parecem ser de 2ª mão. Se esse não é seu caso, que ótimo! Um dificuldade a menos.

Como treinar no condomínio

A coisa mais importante é criar um rotina de treino, quando a “coisa” é muito fácil sempre deixamos de lado, ou seja, coloque uma hora na sua agenda e respeite esse horário, não importa o que aconteça. Aos poucos essa rotina virá hábito e pronto passará a fazer automaticamente.

Quando se treina sozinho deve tomar cuidado com a própria segurança, cuidado com cargas elevadas acima da cabeça e deitado, como no supino, coloque uma carga que você não chegará até a falha extrema.

Também é importante prestar atenção na postura e nos movimentos dos exercícios, principalmente se for um exercício novo aprenda primeiro o movimento, use e abuse do espelho nessa hora, corrija sua postura sempre que necessário até que o movimento fique perfeito, e então comece a colocar a carga.

treino funcional condomínioTipos de exercícios para condomínio

Em academias de condomínio o clássico são máquinas multifuncionais (um aparelho que realiza vários exercícios), pesos livres, esteira/bike e alguns aparelhos de funcional como elásticos e bolas.

Isso para muitas pessoas pode parecer um grande problema, mas saiba que você tem inúmeras opções de exercícios apenas com essas opções, claro que quanto mais melhor, afinal maior a possibilidade de intensidade de exercícios e variações para o seu nível.

Tirando a máquina multifuncional e a esteira que são os mais comuns de usarem, você pode realizar vários exercícios livre, sem nada mesmo, quer exemplos? Flexão de braço, agachamento, reto abdominal, barra fixas, elevação de quadril, tríceps banco… veja alguns desses exercícios nesse artigo sobre exercícios para fazer em casa. 

Outra ótima opção é o treinamento funcional, o treinamento funcional são exercícios que exigem de vários músculos, coordenação motora e flexibilidade. Isso quer dizer que torna o seu corpo mais apto para realizar movimento complexos aumentando força, resistência e mobilidade articular.

Academias de condomínios são ótimas para isso pois possuem espaços e equipamentos necessários.

Treino funcional para academias de condomínio

Agora que tal alguns exemplos de exercícios para você realizar um treino funcional na academia do condomínio.

É sempre bem comum essas academias possuírem a fita de suspensão, ela é ótima pois existem diferentes exercícios que você pode fazer:

  • Remada na Fita
  • Flexão de Joelhos na Fita
  • Flexão de braço

Outro aparelho super comum é a Fitball, aquela bola gigante, quanto maior e mais murcha mais fácil será o exercício, fica a dica caso você tenha medo.

  • Abdominal Fitball
  • Agachamento Fitball
  • Elevação de pernas Fitball

E claro que não podia ficar de fora são os elásticos, esses materiais se devem ficar atentos pois com o tempo a borracha resseca criando fissuras e correndo o risco de estourar facilmente, caso esteja começando aparecer pequenas rachaduras no elástico é hora de trocar.

  • Puxada Alta no elástico
  • Manguito rotador
  • Abdutor elástico

Agora você já conhece alguns exercícios para treinar na academia do condomínio. Se quiser um treino específico para você e para o seu local de treino faça seu cadastro na KeepUp e tenha um personal trainer online que irá te indicar os melhores exercícios funcionais para condomínio e para você. Faça seu cadastro!